- Área: 100 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:CaroLine Dethier
-
Fabricantes: Batipin, Bricodepot, Fourcade Chartpente, Lenouy, Pyrennees Bois
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência define um modo de vida. Os clientes, um jovem casal que morava em Paris, entraram em contato pela primeira vez com JAVA para construir uma casa de férias.
Durante o processo de projeto nasceu o primeiro filho, e esse nascimento foi seguido por uma mudança em seus objetivos de vida. A casa de finais de semana deveria se transformar em um lar de família em sintonia com seu novo estilo de vida, focado principalmente no surfe e na vida ao ar livre.
De acordo com esses novos objetivos, a residência precisava ser construída com um orçamento reduzido e dentro de um ano. Os principais requisitos eram orçamento e tempo.
Com isto, criou-se um projeto que reduz ao máximo o tempo de construção e o impacto da edificação no solo.
Localizado em um terreno montanhoso, o processo de construção e a própria obra criaram um impacto mínimo sobre o entorno.
Foi decidido construir a residência em módulos pré-fabricados e no topo da colina, onde nenhuma das grandes árvores precisava ser cortada.
A grande cobertura pode ser admirada a partir do piso térreo da casa, enfatizando o pé-direito duplo.
Ecoando o ritmo vertical dos pinheiros, a residência é coberta por um revestimento de madeira escura, transformando gradualmente o volume denso da casa em um pórtico aberto mas protegido da chuva e do vento através de placas de policarbonato corrugado.
Este pórtico, reminiscente da típica propriedade rural da região de Landes, abre o espaço e a vida familiar para o exterior.
Projetado primeiramente como um elemento para economia de orçamento, o pórtico é agora o principal espaço da casa, onde a família gosta de se reunir.